quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VACINA HAEMOPHILUS INFLUENZA TIPO B (HIB)

A vacina conjugada Haemophilus b é uma das imunizações recomendadas na infância.  


-Crianças que iniciraem a primeira dose entre 2 meses até 7 meses incompletos.4 doses
-Crianças que iniciarem a primeira dose entre 7 meses até 12 meses incompletos.3 doses.
-Crianças que iniciarem a primeira dose entre 1 ano até 5 anos incompletos.1 dose.
 com mais de 5 anos e adultos não precisam receber a imunização.


BENEFÍCIOS:

Mais de 95% dos bebês que recebem 3 doses da vacina Hib adquirem proteção por longo tempo contra doenças causadas pela bactéria Haemophilus b. Estas doenças incluem cerca de 12.000 casos de meningite a cada ano, 5% dos quais demonstram ser fatais e cerca de 25% dos quais podem resultar em dano cerebral permanente. Haemophilus b também pode causar infecções graves, tais como pneumonia, pericardite e infecções no sangue, nos ossos e nas articulações. Infecções graves por Haemophilus b são mais comuns em crianças cuja idade varia de 6 a 12 meses, sendo que 30% ocorrem em crianças com 18 meses ou mais. Um adicional de 1 em cada 200 crianças vai apresentar infecção por Haemophilus b grave ou moderada antes de completar 5 anos.
Até o momento, não se tem conhecimento de que a vacina ofereça qualquer proteção contra infecções do ouvido causadas por Haemophilus b. A vacina não protege contra doenças causadas por outras formas de Haemophilus.

A maioria dos bebês que recebe a vacina Hib não apresenta problemas. Problemas graves associados à imunização são raros.


PERGUNTAS FREQUENTES:


O que é a doença Haemophilus influenza tipo B (HIB)?


Embora a palavra influenza faça parte donome ,o germe HIB não causa influenza ou gripe.As infecções saõ muito mais sérias.O Hib era  a causa mais comum de meningite bacteriana nas crianças com idade entre os 2 meses a 5 anos.
Também pode causar sérias infecções na garganta,perto da laringe,problemas respiratórios,infecção dos pulmões,assim como infecções dos ossos e juntas.
As crianças com menos de 5 anos tem maiores probabilidades de contrair a HIB,As crianças que frequentam jardim de infancia tem ainda mais possibilidades de contraí-la.
O germe é tranmissível a outros atrvés de tosse e espirros.


 Qual o gradu de proteção que a vacina HIB oferece a criança?


A vacina protege cerca de 95% das crianças que recebem todas as doses completas,contra as infecções sérias causadas pelo HIB.Não previne a meningite causada por outros germes.


Com que idade deve a criança receber a vacina HIB?


A criança deve receber a primeira vacina aos 2 meses.
Tres vacinas adicionais são necessárias_ aos 4,6 e 18 meses de idade.
Está vacina geralmente é administrada em combinação com outra vacia,Raramente é administrada sozinha ,mas há casos que é administrada sozinha também.


 E se a minha criança ainda não recebeu?


Se possível receber o mais depressa.
Se a criança ainda não recebeu a primeira aos 2 meses ,o médico recomendará u plano especial de atualização para seguir.


A vacina é segura?


Sim.Algumas crianças setem dores moderadas,inchaços e pele avermelhada na zona onde a injeção foi aplicada.Poucas crianças podem sentir uma ligeira febre,erupções cutâneas ou urticária.


Quem não deve receber a vacina?


O médico não administrará a vacina se a criança tiver:


-febre alta,ou infecção mais séria que um resfriado.
-reação alérgica séria (anafilaxia) a está vacina.
-reação alérgica severa a qualquer componete da vacina.






DEPOIS QUE A CRIANÇA RECEBER A IMUNIZAÇÃO ,CERTIFIQUE-SE QUE O MÉDICO ATUALIZOU O REGISTRO DE IMUNIZAÇÕES.PRECISARÁ APRESENTAR INFORMAÇÕES QUANDO SUA CRIANÇA COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA.


OBS:NA CIDADE ONDE MORO A VACINA É GRATUÍTA


caso tenha alguma dúvida,entre em contato com a instituição médica,ou centro de saúde
(hoken center) de sua cidade.

Um comentário:

  1. Que legal, precisava saber de tudo isso !!
    Kayke ta tomou a segunda dosse da HIB ontem ! ...

    BjoS

    ResponderExcluir